Qual a função da gestão de estoque para indústria? 4 Dicas infalíveis

Qual a função da gestão de estoque para indústria? 4 Dicas infalíveis

Saber qual a função gestão de estoque é vital para gestores de qualquer indústria. Pois isso envolve o gerenciamento e controle de todos os itens armazenados pela empresa, incluindo matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados. Confira um pouco mais sobre o assunto e 4 dicas infalíveis para garantir que os níveis de estoque estejam sempre adequados à demanda dos clientes e aos prazos de entrega estabelecidos.

Por que é importante adotar uma boa gestão de estoque para indústria

Uma gestão eficaz de estoque é importante porque permite à indústria controlar seus custos de produção, evitando atrasos na entrega de produtos e minimizando os riscos de perdas financeiras. Também pode ajudar a melhorar a qualidade do produto, uma vez que a disponibilidade adequada de matérias-primas e outros insumos pode garantir que a produção seja realizada de maneira eficiente e sem interrupções.

Outras funções importantes da gestão de estoque incluem a identificação de itens obsoletos ou excessivos, o controle de inventário, o gerenciamento de fornecedores e a análise de dados para tomar decisões estratégicas de negócios. Em resumo, a gestão de estoque é fundamental para a eficiência operacional e financeira da indústria, garantindo a satisfação do cliente e o sucesso contínuo da empresa.

Qual a função gestão de estoque ? Confira 4 dicas para começar a transformar a sua gestão de estoque para indústria

Para começar hoje mesmo a transformar a gestão do seu estoque, confira 4 práticas essenciais para uma gestão eficiente. 

  1. Organização do material

A classificação do material pode ser feita de acordo com sua natureza, forma, dimensão, peso, tipo e uso. Um sistema de codificação e classificação de materiais é fundamental para garantir uma armazenagem adequada, controle de estoque eficiente e operações corretas no almoxarifado. Sem uma classificação adequada, encontrar um produto no estoque pode levar mais tempo e resultar em envio do produto errado.

  1. Estabelecimento de níveis de estoque

Definir o estoque mínimo e máximo para cada produto é importante para garantir que não falte produto para a venda (ruptura) e para evitar a compra excessiva. O estoque mínimo ajuda a identificar quando um produto precisa ser comprado, enquanto o estoque máximo ajuda a manter o equilíbrio entre a quantidade de produtos armazenados e os problemas decorrentes de excesso de estoque.

  1. Realização de inventário

Inventariar o estoque envolve contar e classificar os produtos armazenados em uma planilha ou software de gestão. É importante manter os dados atualizados para garantir o controle adequado do estoque.

  1. Controle de qualidade

O estoque deve ser verificado periodicamente para identificar falhas e produtos com qualidade abaixo do esperado. Isso permite que o problema seja resolvido com o fornecedor e também demonstra a segurança e qualidade do produto para os clientes.

Aderindo às práticas indicadas, seu negócio poderá desfrutar de benefícios como otimizar o espaço físico, evitar desperdícios e vender mais. 

Ainda tem dúvidas de como implementá-las? Entre em contato com a Liverpool para uma consultoria qualificada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *