Nem todos os gestores estão por dentro, mas a implementação do PPP eletrônico na contabilidade já está acontecendo desde 1º janeiro de 2023.
Por isso, é de suma importância se manter atualizado para evitar conflitos e atraso no momento de colocar na ponta do lápis todas as informações.
Se você ainda não sabe o que é Perfil Profissiográfico Previdenciário, tudo bem.
Preparamos um conteúdo especial para falar sobre essa atualização e principalmente o que muda com ela.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a sua breve leitura!
Entenda o que é o PPP eletrônico
O PPP eletrônico é a sigla usada para representar o Perfil Profissiográfico Previdenciário que antes era emitido em papel e agora passa a ser feito de forma eletrônica.
Esse formulário foi criado no ano de 2004 e por isso não é uma novidade para os empreendedores, somente as suas atualizações.
Vale destacar que ele permanece sendo de caráter sigiloso e deve ser preenchido por todas as empresas, independentemente do grau de risco das atividades e da quantidade de colaboradores.
Ainda, sim, a apresentação do PPP acontece sempre que um colaborador precisar, assim como se houver alguma solicitação dele pelo INSS
Qual o objetivo do PPP eletrônico?
Primeiramente, substituir o antigo PPP que era emitido em papel. Em segundo lugar, registrar as informações relevantes para o INSS para casos de aposentadoria dos colaboradores da empresa.
Dentre as principais informações, podemos citar:
- A verificação das elegibilidades necessárias para que os colaboradores solicitem os benefícios da Previdência Social, especialmente a aposentadoria especial
- A apresentação de evidências fornecidas pelo empregador em relação às condições laborais existentes na empresa
- Notificar a Previdência Social sobre qualquer possível exposição prejudicial no ambiente de trabalho que possa conferir ao trabalhador o direito a uma aposentadoria especial
- Oferecer meios de comprovação às empresas, criados por elas mesmas em tempo real, permitindo a organização e individualização das informações que estão dispersas em vários departamentos ao longo do tempo
Por fim, todos os dados presentes nesse formulário tornam-se documentos de suma importância usados na defesa dos colaboradores para a garantia dos seus direitos.
Além disso, o PPP eletrônico usa-se para a apresentação de dados como uma forma de evitar fraudes na previdência social.
Mas o que muda com a implementação do PPP eletrônico na contabilidade?
A grande mudança é aquela que já citamos, ele vem para substituir o PPP em papel.
O objetivo continua o mesmo, deve conter as mesmas informações e preenchido por todas as empresas. Ou seja, apesar de ter o mesmo objetivo, apenas o formato muda.
Outro ponto importante é que o PPP em papel usa-se somente até 31 de dezembro de 2023 e a partir de 1º de janeiro a emissão do PPP eletrônico já é obrigatória.
Mantenha o seu escritório atualizado
O PPP é um formulário de grande importância que carrega consigo todas as informações relevantes de uma empresa.
Por esse e outros motivos as emissões atualizadas se debatidas e divulgadas para que todos saibam o que mudou e a partir de quando começou a ser obrigatório o PPP eletrônico.
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