A implementação do PPP eletrônico na contabilidade

O PPP eletrônico passou a valer em 1º de janeiro de 2023 e escritório contábeis devem estar por dentro das atualizações.

Nem todos os gestores estão por dentro, mas a implementação do PPP eletrônico na contabilidade já está acontecendo desde 1º janeiro de 2023. 

Por isso, é de suma importância se manter atualizado para evitar conflitos e atraso no momento de colocar na ponta do lápis todas as informações. 

Se você ainda não sabe o que é Perfil Profissiográfico Previdenciário, tudo bem. 

Preparamos um conteúdo especial para falar sobre essa atualização e principalmente o que muda com ela. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a sua breve leitura!

Entenda o que é o PPP eletrônico 

O PPP eletrônico é a sigla usada para representar o Perfil Profissiográfico Previdenciário que antes era emitido em papel e agora passa a ser feito de forma eletrônica. 

Esse formulário foi criado no ano de 2004 e por isso não é uma novidade para os empreendedores, somente as suas atualizações. 

Vale destacar que ele permanece sendo de caráter sigiloso e deve ser preenchido por todas as empresas, independentemente do grau de risco das atividades e da quantidade de colaboradores. 

Ainda, sim, a apresentação do PPP acontece sempre que um colaborador precisar, assim como se houver alguma solicitação dele pelo INSS

Qual o objetivo do PPP eletrônico? 

Primeiramente, substituir o antigo PPP que era emitido em papel. Em segundo lugar, registrar as informações relevantes para o INSS para casos de aposentadoria dos colaboradores da empresa. 

Dentre as principais informações, podemos citar: 

  • A verificação das elegibilidades necessárias para que os colaboradores solicitem os benefícios da Previdência Social, especialmente a aposentadoria especial 
  • A apresentação de evidências fornecidas pelo empregador em relação às condições laborais existentes na empresa
  • Notificar a Previdência Social sobre qualquer possível exposição prejudicial no ambiente de trabalho que possa conferir ao trabalhador o direito a uma aposentadoria especial
  • Oferecer meios de comprovação às empresas, criados por elas mesmas em tempo real, permitindo a organização e individualização das informações que estão dispersas em vários departamentos ao longo do tempo

Por fim, todos os dados presentes nesse formulário tornam-se documentos de suma importância usados na defesa dos colaboradores para a garantia dos seus direitos. 

Além disso, o PPP eletrônico usa-se para a apresentação de dados como uma forma de evitar fraudes na previdência social. 

Mas o que muda com a implementação do PPP eletrônico na contabilidade?

A grande mudança é aquela que já citamos, ele vem para substituir o PPP em papel. 

O objetivo continua o mesmo, deve conter as mesmas informações e preenchido por todas as empresas. Ou seja, apesar de ter o mesmo objetivo, apenas o formato muda. 

Outro ponto importante é que o PPP em papel usa-se somente até 31 de dezembro de 2023 e a partir de 1º de janeiro a emissão do PPP eletrônico já é obrigatória. 

Mantenha o seu escritório atualizado

O PPP é um formulário de grande importância que carrega consigo todas as informações relevantes de uma empresa. 

Por esse e outros motivos as emissões atualizadas se debatidas e divulgadas para que todos saibam o que mudou e a partir de quando começou a ser obrigatório o PPP eletrônico. 

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